sábado, 10 de julho de 2010

O segredo da felicidade

É muito comum ver nos dias de hoje pessoas deprimidas, vivendo sem sentido, buscando em drogas ou medicamentos prazer ou momentos de bem estar que não conseguiram alcançar em suas vidas através de suas escolhas. Mas será que ser feliz ou ter paz é tão difícil assim ou as pessoas apenas procuram no lugar errado? A verdade é que para viver bem se baseia em coisas simples e está relacionado com três relações que serão descritas a seguir.

O primeiro e mais importante fator para se viver em paz é a relação de uma pessoa com Deus.  Você pode até alcançar tudo na vida, mas se você não tiver fé, a realidade é que não possui nada. Deus é quem nos dá paz, coragem, força para atravessar as tribulações deste mundo, encarar os desafios da vida e ter o bom senso de fazer as melhores escolhas. Mas é importante ressaltar que esta relação não se trata de uma barganha com Deus, na qual você faz caridade, reza ou vai missa (ou culto) e ele concede favores a ti. Muitas pessoas em situações de desespero fazem promessas a Ele que caso a graça seja alcançada ele vai atravessar tal lugar de joelhos ou outras penitências. O que é preciso entender é que o que recebemos dele é uma graça, e o que o próprio nome diz é de graça, até por que Deus não precisa destes sacrifícios e não cobraria algo do homem que estragaria sua saúde (Deus sempre quer nossa felicidade em todos os aspectos). Tenha com Ele sentimentos de amor e gratidão, e sempre comungue, pois estará em contanto íntimo com o Mesmo. Faça isso com frequencia e verá a transformação de sua vida.

Outro grande passo para se tornar feliz é estar de bem consigo mesmo. Impossível encontrar equilíbrio emocional se você não esta satisfeito com o que é. É preciso se amar, ter orgulho do que se é, não vivendo na comparação com outros indivíduos. É necessário entender que se ti não é, por exemplo, inteligente, você é dotado de várias outras qualidades que com certeza o ajudará a alcançar muitos dos seus objetivos. O maior problemas das pessoas é que elas querem ser e ter tudo: boa aparecência,  inteligência,  riqueza,  voz de cantor, etc. O ideal é se autoconhecer, saber suas limitações e verificar quais são seus dons, e se dedicar naquilo que você é bom e gosta de fazer. Ter habilidades  em determinada coisa é uma grande vantagem, mas é preciso trabalha-las e estar satisfeito com elas. Resumindo, valorize-se e sinta os benefícios de estar em harmonia consigo mesmo.

Por fim, é também de grande importância  se relacionar bem com as outras pessoas. Amar o próximo é sem dúvida pre-requisito indispensável para se obter paz e ser muito feliz. De fato, a relação interpessoal é muita das vezes complicada, devido as diferenças entre os indivíduos em todos os aspectos, principalmente quando se refere as pessoas que tem contato mais frequente conosco, como por exemplo, familiares e colegas de trabalho. Também não é tarefa fácil tratar bem quem nos prejudica. Porém é preciso respeitar as diferenças e aceitar opniões contrárias ao seu modo de pensar, porque isso além de evitar desentendimentos, pode acrescentar conhecimentos importantes, que podem ser empregados em sua vida. Agir com caridade com o próximo não ser escravo dele, servindo-o em tudo que ele solicita, pois tal atitude pode fazer com que o mesmo se acomode e não busque crescer ou se libertar do problema que o aflige. Você pode até abrir mão de muitas coisas por outra pessoa, desde que isso não te prejudique (pois se desvalorizar não traz felicidade), que você faça isso com amor e que tal despojamento não torne o outro um dependente de você ou seu dono. Além disso, se dar bem com pessoas é imprescindível para se ter ótima relação com Deus.

Concluíndo, a felicidade não está em bens materiais, status ou na beleza física. Ela é fruto principalmente do amor a Deus, a si mesmo e ao próximo. É mais simples do que se imagina, porém a forma que cada pessoa desenvolve este sentimento é única, cabendo a si mesmo encontrar sua maneira de desenvolver isso. Para isso não existe o caminho, se faz ele ao andar.

Um comentário:

  1. Concordo com seu ponto de vista e maneira de ver o mundo, pois, a felicidade não está em grandes coisas ou grandes conquistas e sim em pequenos atos que são capazes de transformar a alma do ser humano

    ResponderExcluir