quarta-feira, 21 de julho de 2010

Livre arbítrio x Destino

Muitas pessoas passam horas refletindo após determinado acontecimento em suas vidas e se indagam: por que eu, que sina, carma ou coisas do gênero. Mas será que o ser humano é predestinado a passar por determinadas situações, casar com determinada pessoa, ter certo caráter ou o mesmo é que faz suas escolhas e acaba "colhendo parte do que plantou". Apesar de sofrer diversos tipos de influências os indivíduos foram criados para serem livres, conforme será discutido a seguir.

Desde de sua geração o ser humano já está impregnado por certos condicionamentos e forma de ser através de sua carga genética. Pode ter probabilidade maior de desenvolver certa doença que outra pessoa, de ser dependente químico e também em grande parte sua aparência física está definida pela hereditariadade. No entanto, nem todo filho de etilista (novo nome para alcoólatra) ser torna um, assim como pais diabéticos podem ter filhos sem esta síndrome metabólica. Tais sítuações acontecem pois, apesar de uma tendência a ser ou ter algo, são atitudes, hábitos, exposição a fatores de risco, dentre outros,  que irão determinar o presente e o futuro do gênero humano. Porém,  é importante ressaltar que ele próprio quem escolhe sua forma de viver. O mesmo pode evitar certas doenças ou retarda-las com estilo de vida saúdavel, se alimentando de forma adequada, praticando exercícios físicos e se abstendo de passar por situações de estresse. De fato, optar entre pizza, sanduíche, batata frita à salada, verduras e frutas é um tanto quanto difícil. No entanto, se você ingerir os primeiros em excesso estará trocando um prazer momentâneo proporcionado pelos mesmos por perda de qualidade de vida e aquisição de patologias como hipertensão arterial, dislepidemias (colesterol, triglicérides elevados) no longo prazo. A decisão é sua e isso em nada tem haver com destino.

Abordando outros aspectos como ser bom ou mau (o que é relativo), vida conjugal, profissão ou posição social, as pessoas não tem os mesmos escritos em um livro da vida. Será que indivíduos como Lula estavam destinados a serem presidentes do Brasil ou o quiseram ser e foram perseverantes neste objetivo? A maioria teria desistido após perder três eleições. Na verdade, o atual presidente deste país decidiu alcançar tal cargo e população brasileira acabou por escolhe-lo duas vezes para esta função. Pode-se conhecer várias pessoas, ficar, namorar ou ser amigos, mas é através do livre arbítrio que se opta por que tipo de relacionamento você terá com as mesmas. É claro quando se trata entre relação entre dois indivíduos a escolha é mútua. Portanto, não existe nínguem feito um para o outro ou almas gêmeas. Simplesmente decidiram construir uma vida boa juntos, se amarem, após se conhecerem intimamente.Vale a pena citar que mesmo em famílias bem estruturadas, com bons exemplos paternos, carinho e atenção acontece de filhos acabar por se tornarem criminosos ou usuários de drogas. O contrário também é verdadeiro. É muito triste ver indivíduos com grande capacidade vivendo de forma degradante, perdendo inúmeras oportunidades até chegar ao fundo do poço. Contudo, este é o modo de viver que estas pessoas escolheram para elas, o que eticamente esta correto, uma vez que a vida é pertencente as mesmas, e o que fazer dela cabe as estas resolver.

Portanto, é necessário para o ser humano se especializar em fazer boas escolhas. Deixar a vida te levar talvez possa ser uma opção que você pode chegar a um lugar muito diferente do desejado. É muito comum optar por coisas mais facéis e depois sair dizendo que foi a vontade de Deus, que tinha de acontecer, que estava escrito. Claro que as vezes se paga o preço de escolhas erradas de pessoas que convivem ao seu redor. Se tem uma coisa certa na existência humana é que seu destino é ser livre, porque só sendo assim alcança-se a plenitude, já que os sentimentos verdadeiros são puros, depois de ter se escolhido os mesmos dentro de várias opções que a vida concede. Seja você o autor de sua história, sendo sempre iluminado por Deus e não uma peça de jogo, em que mesmo você lutando para ser diferente não seria possível, pois já estaria definido pelo destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário